quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A OAB/MG lançou nesta quarta-feira, 3/2, na sede em BH, campanha contra o caixa de 2 nas campanhas eleitorais. As 224 subseções da OAB no estado poderão, durante o período eleitoral, instalar comitês que receberão denúncias contra candidatos e partidos que – porventura – excederem o limite de gastos declarado aos tribunais eleitorais.

A iniciativa pretende conscientizar a população sobre a importância do voto e estimular que o cidadão atue como fiscalizador de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.
De acordo com o presidente da seccional mineira, Antônio Fabrício Gonçalves, “caso os recursos sejam estratosféricos, totalmente fora da previsão informada, a sociedade civil atuará como um agente fiscalizador”.

Segundo o presidente da comissão de direito eleitoral da OAB/MG, Wederson Advincula, os abusos do poder econômico não podem influenciar o processo democrático. “As denúncias recebidas nos comitês serão encaminhadas ao Ministério Público. Também vamos atuar na orientação, mostrando ao cidadão como formalizar as queixas”, explica Wederson.
A advogada e conselheira federal da OAB, Luciana Nepomuceno, lembra que “já existem ouvidorias nos tribunais eleitorais que recebem vários tipos de denúncias, mas não as processam. Agora, com a instalação dos comitês da OAB em vários municípios, haverá mais proximidade com o eleitor”.

Para Wederson Advincula, a OAB tem a obrigação constitucional da defesa do estado democrático. “A instituição atuará como protagonista do processo de aprimoramento da democracia. Não queremos penalizar candidatos e partidos, buscamos conscientizar o eleitor”, esclarece.

Os comitês serão efetivamente instalados na semana que antecede o início da campanha eleitoral. Durante esse período, a Ordem irá realizar encontros regionais e mobilizar os presidentes de subseções, responsáveis pela designação dos ouvidores nos comitês.
A campanha de combate ao caixa dois é realizada em parceria com a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e movimentos nacionais de combate à corrupção. Participaram do lançamento: representantes do Ministério Público, associações de classe, juízes eleitorais, presidentes das subseções e conselheiros estaduais da OAB.

Fonte: http://www.oabmg.org.br/Noticias/7385/OABMG-lan%C3%A7a-comit%C3%AAs-contra-caixa-dois-nas-campanhas-eleitorais